• sáb. abr 27th, 2024

Literatura e Leitura em diversidade para Rio Branco

Com uma programação intensa e inclusiva, o evento propõe instigar o gosto pela leitura através da transversalidade de linguagens culturais e do diálogo artístico

Sob coordenação e direção da professora e produtora cultural Raquel Danzicourt, a cidade de Rio Branco, no Estado do Acre, recebe pela primeira vez a Mostra de Literatura, em edição pocket. A Mostra já é um evento consagrado no Distrito Federal e agora segue executando o projeto em outras cidades do Brasil. Com informação, arte e cultura, no dia 14 de novembro, no auditório da Escola Humberto Soares da Costa, a comunidade de Rio Branco debate a importância das linguagens culturais dentro de um ambiente escolar e no território das periferias. Os artistas convidados discutem a transversalidade das linguagens culturais como literatura e circo, música e cinema, artesanato e dança, e assim por diante. Com direção geral do professor Andrey do Amaral, o evento é produzido pela Pergunta Fixar com a finalidade de levar um entretenimento literário para a região Norte. As apresentações artísticas giram em torno da literatura indígena local, da contação de histórias e dos debates por meio da literatura, dos livros e da leitura. Arte-educadores fazem leitura de textos poéticos e em prosa, contam fatos que marcaram suas vidas com interação e participação ativa do público presente.

Os coordenadores do projeto Raquel Danzicourt e Andrey do Amaral

Esta primeira edição da Mostra em Rio Branco-AC tem como tema a literatura de povos tradicionais e, como convidada mais que especial, teremos a escritora indígena Nedina Yawanawa a qual contará suas lembranças e lendas de seu povo, disseminando magia literária e sua ancestralidade para o público. O elenco principal, incluindo o backstage, é composto por Cristina Moysés, Raquel Danzicourt, Marcelo Kbça, Andrey do Amaral, Juliana Marinho, Ester Mukay, dentre outros, os quais irão debater o acesso à literatura indígena dentro do ambiente escolar. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público geral e com audiodescrição e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) durante as apresentações. Para além da parte literária, o evento também propõe debater também os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como temas de discussão na formação da plateia e na proposta de aplicação prática no cotidiano dos participantes.

A Mostra de Literatura é um projeto contínuo que alimenta o corpo, a alma e o coração. Raquel Danzicourt, coordenadora do projeto, salienta que é preciso formar novos leitores, desenvolvendo em crianças e adolescentes o gosto pela leitura. “Damos acesso ao livro em ações intergeracionais e promovemos acessibilidade e inclusão cultural em regiões periféricas. A arte é um impulsionador para mudanças positivas na vida das pessoas, e é isso que estamos fazendo”, salienta Raquel. A Mostra é um evento contínuo e desenvolvido junto a professores do ensino fundamental. Há a intenção da coordenação geral de distribuir gratuitamente livros e muita, muita alegria para moradores da periferia de Rio Branco, bem como tornar o evento como parte do calendário cultural da cidade.

Serviço

– Mostra de Literatura

– Dia: 14 de novembro de 2023

– Hora: a partir de 9h

– Local: Auditório da Escola Humberto Soares da Costa

– Endereço: Rua Riachuelo s/nº. José Augusto. CEP: 69900-809 Rio Branco – AC

– Entrada gratuita

– Informações: (68) 9202-4892 (somente whatsapp), Instagram @mostradeliteraturadf e/ou mostradeliteratura@gmail.com