• dom. abr 28th, 2024

Este é o último final de semana para conferir os ambientes do Eixo na CASACOR Brasília

Cultura, brasilidade, musicalidade , acessibilidade são elementos retratados por meio da arquitetura de Daiana Pontes e da designer Flávia Cristina na maior mostra de decoração da América Latina.

A CASACOR Brasilia está chegando ao final, mas ainda dá tempo de conferir os ambientes do Grupo Eixo que estão dando o que falar. Este é o último final de semana da mostra e os visitantes poderão conferir o trabalho da arquiteta Daiana Pontes e do escritório FINT Arquitetura, da designer Flávia Cristina. Ambas conquistaram o prêmio de um ambiente individual na CASACOR por meio do programa de relacionamento do Eixo e estão impressionando a todos com a criatividade, profissionalismo e sensibilidade, mostrando como a arquitetura pode impactar na vida das pessoas e dizer muito sobre quem somos.
A paulistana Daiana Pontes estreou na CASACOR com o Espaço Composição, trazendo uma homenagem ao maestro e pianista João Carlos Martins, que no decorrer da mostra fez questão de ir à Brasília para conhecer o ambiente. Assim como o maestro a arquiteta também tem uma grande identificação com a música, pois ela é flautista. Como quem gosta de música geralmente gosta de interação social, Daiana projetou uma cozinha gourmet com um espaço de descompressão para propiciar os encontros. Além disso, tudo foi pensado com foco na acessibilidade, possibilitando assim bem-estar e conforto a quem tem dificuldades motoras.

Espaço Composição – Arq. Daiana Pontes – cozinha

A cozinha gourmet contém uma área de descompressão, que busca alinhar a culinária à música e, por isso, tem um espaço ampliado para a área da adega e do piano. O instrumento musical posicionado no ambiente é o ponto de encontro com o homenageado, que por décadas o acompanhou na sua trajetória profissional. A arquiteta traz um projeto minimalista e aconchegante, mostrando como a arquitetura pode impactar a vida das pessoas. “Trago uma arquitetura leve e, ao mesmo tempo, acolhedora. Para mim, a representação do Corpo & Morada é isso. É estar em um ambiente gostoso, claro, leve, que eu consiga desacelerar e que seja inspirador.”, comentou Daiana Pontes.
Já a FINT Arquitetura, da designer Flávia Cristina, trouxe à mostra um ambiente onde a essência da morada é retratada no Living Tekoá de 108 m², por meio do encontro da história de Flávia e dos seus avós. Ela traz uma arquitetura com memórias e elementos que imprimem características do povo brasileiro, além da cultura de uma ilha de pescadores, no município de Ilha Grande, às margens do Delta do Parnaíba (PI). A região marca a trajetória
de vida de seus avós.

Living Tekoá – FINT Arquitetura e Interiores – Sala de Estar

O Tekoá propõe o resgate da ancestralidade e propicia uma imersão sensorial com uma linguagem que transmite o luxo com essência. O projeto mostra a elegância do uso de mobiliários contemporâneos dentro de um ambiente rústico e natural. Destaque para um quadro em renda de bilro produzido pela Associação das Rendeiras de Ilha Grande (AMIG) e para a mesa de jantar em vidro, cujo desenho é autoral da designer. Ambos ambientes, tanto o Espaço Composição quanto o Tekoá, têm obtido elogios por parte dos visitantes e por profissionais da área devido ao trabalho apresentado na CASACOR. Prova disso foi o prêmio conquistado por Flávia Cristina na 6° edição do “Prêmio Correio Braziliense CASACOR Brasília 2023” , na categoria Sonho de Sala. O diretor do Grupo Eixo disse que os ambientes na CASACOR e toda a experiência obtida com o Eixo no decorrer da mostra certamente foi um divisor de águas na carreira de Flávia e Daiana. “A mostra está no final, mas o legado delas continuará. Todos vão lembrar dos ambientes que elas assinaram e de como ambas foram brilhantes. Tanto Daiana quanto Flávia se destacaram no cenário da arquitetura de Brasília, aumentando a visibilidade. Nós do Eixo estamos extremamente felizes com a parceria, laços e amizade construída ao longo dos últimos meses. Foi um trabalho árduo, mas recompensador por ver a realização de cada uma”.
Willian revela que os parceiros do grupo foram fundamentais para a concretização dos ambientes. “Os ambientes do Eixo trouxeram tendências e novidades de grandes parceiros da Capital Federal. Contamos com a expertise de AC Home, Bernardes Construtora, Celmar, Detalhe Acabamentos, E-dots Energia, Filamento Iluminação, Lao Interiores, Margran, MCunha, Mettro Interiores, Pink Decoração, Tendência Decoração e da empresa Portas Vitri”,finalizou.