• sex. abr 26th, 2024

Maior sonetista da atualidade, Eduardo Maciel lança seu quinto livro, SonetEDU, o mais intimista da série

ByJORNAL CEARÁ

dez 14, 2022

Na quinta temporada da série literária de sonetos, a experiência proposta juntamente com a leitura é sensorial. Audição, visão e tato garantidos. Olfato e paladar presentes, de forma imaginativa. Em cada soneto, uma peça de roupa a menos, fazendo desse livro um apanhado de nudes literários e, definitivamente, o mais intimista da série.

Não, não teremos aqui sonetos hot. O que teremos é o completo e irrestrito acesso às minhas dores e meus amores, além de pensamentos e sentimentos que persistem em me visitar, até mesmo em meus sonhos. E o que seria da arte sem sonhos, não é mesmo?

Para aguçar mais ainda essa proximidade entre o meu eu interior e você, que está tendo acesso à obra, resolvi disponibilizar ao lado de cada soneto um QR Code, onde poderão ouvir cada soneto, declamado por mim mesmo. Não é um costume meu recitar meus próprios poemas, mas achei que para este livro seria de bom alvitre.

E se por acaso você quiser saber o caminho a percorrer para alcançar as profundezas do meu ser, tem também um mapa, explicando tudo direitinho. O mapa, no entanto, é para os fortes, já que o caminho a percorrer pode ser deveras tortuoso. Minha vida é um livro aberto, como dizem por aí. E agora, com esse quinto volume, as páginas estão escancaradas mesmo. Podem vir. Usar e abusar é o meu convite.

BIO

Eduardo Maciel é gestor cultural e um artista plural. Cantor, compositor, intérprete de samba-enredo, Diretor Executivo é apresentador da GRESE Império da Tijuca, artista circense com malabares de fita, fotógrafo, diretor de fotografia, fiscal de set de filmagem audiovisual (locações externas), escritor contista e poeta sonetista com um projeto de lançamento de sete livros promovendo o resgate cultural das 20 diversas formas de soneto já catalogadas. O resgate cultural desse tipo poético será feito através da interlocução entre sonetos e outras formas de arte. Autor do livro “SonetATO”, “SonetIMAGEM” e “SonetILUSTRA” (livro que foi vencedor do Prêmio Troféu Literatura 2020 como melhor livro de poesia do Brasil e também o Prêmio FeLiNa – Festival do Livro Nacional – como melhor livro do ano de 2020). O quarto livro, “SonetERROR”, primeiro e único livro de sonetos de terror de que se tem notícia na história da humanidade, ganhou o Selo Destaque no IV Prêmio ABERST de literatura 2021 e o Prêmio Clarice Lispector de Literatura em 2022. Atualmente está trabalhando o quinto livro, “SonetEDU”, o mais intimista da série. Curador e fotógrafo da exposição de fotografias “EXPO SonetIMAGEM”, participante de exposições de fotografias internacionais “Cores e Coisas do Brasil” (Brasil, Nicarágua e El Salvador) e “Livre Arbítrio” (América Latina) e diretor do curta-metragem documental de artes visuais “SonetILUSTRA – Transmutação” e do curta “(Má)rianna”. Participante das antologias de contos “O Lado Sombrio do Sítio”, “A Era dos Mitos”, “Noturno”, “ERA Vampire” e “Reflorescer”. Participante das coletâneas poéticas “Poesia em Todo Canto Poesia”, “Sarau Brasil 2019”, “Poetize 2020”, “Poetas malditos contemporâneos”, “Uma poesia para cada dia” e “Uma poesia para cada noite”. Jurado da Federação Carnavalesca de Blocos de Rua do Rio de Janeiro e membro da Ala Cheyenne do Cacique de Ramos. Vice Presidente, Diretor musical, compositor e Intérprete de samba-enredo da GRESV Pau no Burro, escola de samba de Barra do Piraí. Diretor artístico do Bloco Cultural Pegada de Malandro. Participante do Catálogo de Escritores em Língua Portuguesa no Salão do Livro de Portugal 2021 e contista integrante da Antologia bilíngue de escritores brasileiros lançada em New York em 2021. Integrante da ALAL (Academia de Letras da América Latina), da AILB (Academia Internacional de Literatura Brasileira, registro 0239), da AIL (Academia Independente de Letras, registro 183) e da AILAP (Academia Internacional de Literatura e Artes Poetas Além do Tempo) e FEBACLA (Federação Brasileira dos Acadêmicos de Ciências, Literatura e Artes). Também colunista das revistas Kuruma’tá e The Wolf Bard. Além disso, Eduardo Maciel é dramaturgo, diretor e roteirista de teatro.

CONTATOS COM AUTOR

https://www.instagram.com/eduardomacielartes

www.eduardomacielartes.com.br