• qui. abr 18th, 2024

Beijo no carnaval: especialista alerta para riscos e dá dicas de prevenção

*Beijo no carnaval: especialista alerta para riscos e dá dicas de prevenção*
A prática de beijar várias pessoas nos bloquinhos e bailes de carnaval tem um lado negativo que deve ser levado em consideração. De maneira geral, bactérias, vírus e fungos que estejam presentes na saliva podem ser transmitidos pelo beijo, segundo o cirurgião dentista, Cláudio Medeiros, Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia e proprietário da Clínica Debret, no Rio de Janeiro.

Cláudio Medeiros, que é responsável pelo sorriso de famosos como Carlinhos de Jesus, alerta que pessoas que estejam com o sistema imunológico mais debilitado ficam mais vulneráveis a essas infecções. “Principalmente no carnaval, em que as pessoas comem pouco e bebem muito, ficam com o organismo um pouco mais suscetível”.

 

Conheça abaixo as principais doenças que podem ser transmitidas pelo beijo e quais medidas de prevenção podem ser adotadas:

· *Herpes labial*: a doença provocada pelo vírus da herpes simples provoca feridas nos lábios, face ou interior da boca semelhantes a aftas. “A crise dura cerca de uma semana e volta de tempos em tempos, principalmente em situações de baixa imunidade. Medicamentos antivirais podem ser indicados para tratar as crises”, diz o especialista.

· *Sapinho ou candidíase oral*: trata-se de uma micose provocada pelo fungo Candida albicans. Ela se manifesta por pontos brancos e escamosos na língua e parte interna das bochechas. O tratamento pode envolver o uso de medicamento antifúngico.

· *Mononucleose ou “doença do beijo”*: a doença provocada pelo vírus Epstein-Barr provoca sintomas semelhantes aos de uma gripe forte: mal-estar, dor no corpo, febre, dor de garganta e aumento dos gânglios linfáticos (fenômeno conhecido como íngua). “Não existe tratamento específico, mas medicamentos podem ser indicados para aliviar os sintomas”, explica o profissional.

· *Sífilis*: a sífilis secundária, segunda fase da doença, pode provocar lesões na pele e boca. Nesta fase, a bactéria Treponema pallidum, que provoca a doença, pode ser transmitida pelo beijo. “Obviamente não é a principal forma de contaminação, o mais comum é pelo contato sexual, mas pode acontecer”, afirma o Medeiros. A sífilis tem cura e é tratada com antibióticos.

Dicas de prevenção:

· Pessoas com sistema imunológico abalado são mais vulneráveis às infecções. Portanto, tenha cuidados gerais com a saúde: coma bem, durma bem e beba bastante água durante o carnaval.

· Quem já tem problemas bucais prévios também fica mais vulnerável a outras infecções. Portanto, mantenha a higiene bucal em dia: escove os dentes, use fio dental e enxaguante bucal.

· Fique atento aos sinais que indicam doenças bucais, como boca seca, sangramentos e gosto amargo na boca. Consulte um dentista caso tenha um desses sintomas.

 

Serviços:

*Clínica Debret – Dr. Cláudio Medeiros

Endereço:* Rua Debret n°23, sala 502 – Centro

*Telefone:* (21) 25122625

*Instagram:* @clinicadebret

www.clinicadebret.com.br