• dom. nov 24th, 2024

EMPODERE AS MULHERES! – espetáculo idealizado no ativismo feminista em data única – Teatro Cacilda Becker (RJ)

By

Cia de Dança Bittencourt (MG) apresenta 
Espetáculo de dança “Empodere as Mulheres!”
– ativismo feminista na arte – 
– em data única –
quinta 12 de setembro, às 20h 
no Teatro Cacilda Becker (RJ)
Pela primeira vez em cena na cidade do Rio de Janeiro, a Cia de Dança Bittencourt (Uberlândia, MG), sob direção de Cláudia Bittencourt, estreia com a apresentação do espetáculo Empodere as Mulheres!, de Karyne Bittencourt, viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e com Patrocínio do Instituto Algar. O palco do tradicional Teatro Cacilda Becker (no Catete) é o escolhido pela companhia mineira e a apresentação ocorre em data única: quinta-feira 12 de setembro, às 20h, dentro da Programação CODANÇA – FUNARTE.

Realizado pela bailarina, diretora e coreógrafa Karyne Bittencourt, o projeto é idealizado no ativismo feminista e na sua grande importância social. Com diversos temas ou situações da realidade feminina expostos na coreografia, possivelmente provoca a identificação da espectadora e gera desconforto no espectador. Assim, manifesta e ressalta o feminismo como uma ferramenta de evolução em diversas proporções e perspectivas, possibilitando, com ele, a sociedade desenvolver consciência para a transformação e evolução sociocultural. Acreditando na projeção da arte como um meio importante e necessário de comunicação e reflexão, Empodere as Mulheres! é, então, um espetáculo pensado e desenhado com força e sensibilidade nos passos da dança e na trilha sonora naturalmente marcada por 
canções impactantes, como “Mulher do Fim do Mundo”, da cantora Elza Soares, uma importante representante do empoderamento feminino.

Um corpo de 17 bailarinos em cena
, entre mulheres e homens, dá vida às linguagens de dança contemporânea e jazz. Como um projeto de circulação, Empodere as Mulheres! percorre seis cidades nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, já tendo sido montado em Uberlândia (MG), no Teatro Municipal em março/2019, Uberaba (MG), no Teatro SESIMINAS em março/2019, e Goiânia (GO), no Teatro de Goiânia em junho /2019. Em setembro, é apresentado no Teatro Cacilda Becker do Rio de Janeiro (RJ) e no Teatro SESIMINAS de Belo Horizonte (MG). Em outubro, encerra a temporada no Teatro Municipal de Ribeirão Preto (SP).

Karyne Bittencourt conta que desde a estreia já recebeu muitos feedbacks positivos: “Nosso propósito é tocar o coração das pessoas com um assunto sério e sem precisar chocar. Isso de fato tem acontecido. Eu acredito que a maior potência do ‘Empodere as Mulheres!‘ está justamente na sua sensibilidade e clareza ao tratar de um assunto tão importante que afeta diretamente a vida das pessoas: a violência contra a mulher (que cresce a cada dia). Optamos por uma arte que aproxima, ao invés de afastar. Até quem tem resistência sobre o assunto passa a reconhecer que precisamos melhorar em dignidade, credibilidade e respeito à mulher”.

Empodere as Mulheres! ainda atua em prol da beneficência ao SOS Mulher e Família Uberlândia, doando parte de sua bilheteria para a ONG.

Mais sobre o projeto
A necessidade do ativismo feminista é real. O feminismo é uma ferramenta de evolução social em suas diversas proporções e perspectivas e, com ele, podemos juntos desenvolver consciência para buscar a transformação/evolução sociocultural. União feminina, respeito aos limites e pensamentos divergentes são imprescindíveis nessa luta.

Dentre inúmeros e importantes assuntos, foram escolhidos apenas alguns para serem retratados em dança, os quais apresentam situações em que diversas mulheres se encontram. Foram abordados dramas e dificuldades da realidade feminina, mas também seus ideais de superação, de valorização e de liberdade.

A Cia acredita que usar a arte como meio de invasão feminina EMPODERA AS MULHERES!, sendo, sim, possível trazer uma nova e positiva perspectiva de luta e de vida.

Sobre a companhia
Cia de Dança Bittencourt nasceu em 1998, na cidade de Uberaba (MG), tendo sempre seu olhar voltado para o trabalho de completude do artista. Trouxe até aqui em seu currículo, sob direção de Cláudia Bittencourt, diversos projetos profissionais de espetáculos completos em dança contemporânea, jazz dance e remontagem de musicais de repertório internacional e também autorais apresentados em diversas regiões e eventos artísticos no cenário nacional.

A partir do ano de 2017, com Empodere as Mulheres! como seu primeiro espetáculo, a direção artística e a coreografia da Cia passam a ser de Karyne Bittencourt, que desde então caminha junto ao corpo de bailarinos em processo de profissionalização e consistência, dando início a uma nova assinatura à Cia.

SERVIÇO:
Espetáculo de dança Empodere as Mulheres!
Data
: quinta-feira 12 de setembro de 2019
Horário: 20h
Local: Teatro Cacilda Becker (Rua do Catete, 338 – Catete, Rio de Janeiro, RJ | Tel.: (21) 2265-9933 | Horário de funcionamento da bilheteria: de quarta a domingo, das 14h às 20h)
Duração: 50 minutos
Ingressos (pagamento apenas em dinheiro): R$30,00 (inteira) | R$15,00 (meia para menores de 21 anos, idosos, estudantes e portadores de deficiência – todos devidamente identificados)
Venda na bilheteria local (pagamento apenas em dinheiro) apenas no dia 12 de setembro e online no site https://megabilheteria.com/evento?id=20190826183159 | www.megabilheteria.com.br

Telefone para mais informações: (34) 99167-4265 (34)99242-6230
Classificação: 14 anos

Ficha Técnica:
Coordenação Geral: Cláudia Bittencourt
Direção e coreografia: Karyne Bittencourt
Elenco:
Adrian Yury Silveira de Oliveira
Amanda de Oliveira Cunha
Ana Cláudia da Motta Coelho de Resende Morato
Ana Laura Santos Vitória
Camila Floro e Silva
Carolina Santos e Silva Porto
Cedrick Willian da Silva
Deborah Caprioli
Gabryel Alves
Herick Fernandes Soares
Júlia Silva Vieira
Karyne Bittencourt Carvalho
Lorena de Assis Piovezan
Lucas Sousa Rodrigues
Mariana Dias Pereira de Lima
Thaís Santos Cardoso
Vivian Alves Menezes

Coordenação de Produção: Cida Perfeito e Thiago Di Guerra
Iluminação e produção técnica: Diego Pereira Nobre | Técnico de Som: Ricardo Miguel Durão | Contra Regragem: Róger Carvalho Silva, Thiago Ribeiro | Fotografia: Brunno Coli